DOCENTE DO IF SERTÃO-PE PARTICIPA DE IV JORNADA SOBRE MEIO AMBIENTE REALIZADA NA ESCOLA SUPERIOR POLITÉCNICA AGROPECUÁRIA DE MANABÍ (EQUADOR).
De 18 a 22 de junho de 2018 aconteceu nas dependências da Escola Superior Politécnica de Agropecuária de Manabí – Equador a IV Jornada Iberoamericana sobre Medio Ambiente, realizado pela Red Iberoamericana de Medio Ambiente (REIMA).
A docente do Departamento de Tecnologia em Alimentos (Campus Patrolina), diretora atual da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, líder do grupo de pesquisa GRIMA, atualmente Coordenadora da REIMA no Brasil, Clecia Pacheco, participou do referido evento representando a PROPIP e o IF SERTÃO-PE.
A referida docente ministrou nos dias 18 e 19 um Curso Pré-Evento sobre Gestão de Projetos para a sustentabilidade local tendo a participação de diversos profissionais (mestres e doutores) de vários países latino americanos, interessados na temática abordada. No dia 20 de junho participou da abertura oficial do evento pela manhã e pela tarde participou da avaliação de trabalhos em pôster aprovados pelo Comitê Científico do evento, o qual a docente é integrante desde 2015 (fotos abaixo).
No dia 21 de junho pela manhã a mesma ministrou a Conferência Magistral sobre Biodiversidade e Manejo de Áreas Protegidas no Semiárido brasileiro, para um público de mais de 200 pessoas de países como: Equador, México, Costa Rica, Cuba, Colômbia, Peru e Brasil . No turno da tarde participou da Banca de Avaliação de trabalhos orais, selecionados pelo Comitê Cientifico do evento (fotos abaixo).
No dia 22 de junho participou da reunião anual de Coordenadores da Rede Iberoamericana de Meio Ambiente objetivando traçar diretrizes e planejamento para atuação da REIMA nos próximos anos, e discutir a possibilidade de o IF SERTÃO-PE sediar a VII Jornada no ano de 2021, que passará a ser Congresso Internacional sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade.
Ademais, diversas instituições participantes manifestaram interesse em firma Protocolo de Intenção de Convênio com o IF SERTÃO-PE para o desenvolvimento de pesquisas cientificas e extensionistas, além de intercambio de docentes e discentes entre e intra-instituições.
Sendo assim, a docente retorna ao IF SERTÃO-PE com a certeza de que o IF SERTÃO-PE tem, assim como as demais instituições educacionais da América Latina, lutado e trabalhado com seriedade no que tange a gestão ambiental e a sustentabilidade socioambiental, especialmente nos territórios semiáridos e áridos tão vulneráveis às mudanças climáticas que vem sucedendo ano pós ano, visando cumprir com os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio, com a Agenda 2020, entre tantas outras ações indispensáveis para o desenvolvimento e equilíbrio socioambiental.