Professora do IF Sertão-PE recebe título de Docente Correspondente da Academía Internacional de Ciéncia, Tecnología, Humanidades e Educación da Espanha
A professora do Departamento de Tecnologia de Alimentos, pesquisadora e atual diretora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (DPIP) do IF Sertão-PE, Clecia Pacheco, recebeu, no último dia 12 de junho, o título de Académica Correspondiente da Academía Internacional de Ciéncia, Tecnología, Humanidades e Educación da Espanha. A cerimônia ocorreu na Universidad Estatal del Sur de Manabí (UNESUM), em Manabí, no noroeste do Equador, durante o V Congresso Iberoamericano sobre Ambiente y Sustentabilidade, promovido pela Red Iberoamericana de Medio Ambiente (Reima).
Tendo a participação de estudantes, docentes e pesquisadores ibero-americanos, o evento buscou promover a cooperação entre os países onde o português ou o espanhol são as línguas predominantes, no intercâmbio de experiências e práticas sustentáveis de proteção da natureza e dignidade humana. Além de receber a titulação, a professora Clecia participou do evento como organizadora, conferencista, presidente da Banca Avaliadora de trabalhos submetidos ao IX Taller Estudantil Internacional sobre Medio Ambiente (TEIMA), ministrante do curso "Pericia Ambiental aplicada a la Gestión de Riesgos Ambientales (GRA)” e coordenadora da Reima no Brasil.
“A cada ano, a cada evento, somamos conhecimentos e experiências que serão compartilhadas com os nossos alunos, sejam dos cursos superiores ou da pós-graduação, e com os membros dos grupos de pesquisa que lideramos”, destacou Clecia. Em sua Conferência Magistral, intitulada “La Educación Ambiental en el IF Sertão-PE/Brasil como instrumento para la conservación ambiental”, ela apresentou aos participantes do evento, representantes de 30 países, as atividades ambientais realizadas pelo IF Sertão-PE no âmbito da pesquisa, da extensão e da inovação.
Em decorrência do bloqueio orçamentário do Governo Federal aos recursos destinados para as Instituições Federais de ensino, a professora Clecia precisou arcar com os custos da viagem. Segundo ela, “é incalculável o valor da participação em um evento desta magnitude, se comparado aos gastos financeiros que temos para participar, tendo que arcar com passagens aéreas (nacionais e internacionais), com hospedagem, com alimentação e translados”.
O reconhecimento alcançado por Clecia é mais um capítulo na parceria firmada entre o IF Sertão-PE e a Reima, que tem fortalecido a troca de experiências em pesquisas na área ambiental realizadas no Instituto. “Temos tido total apoio institucional para atuarmos representando a instituição frente a Reima e perante os 76 países hoje membros da Rede”, enfatizou ela, que esteve presente na reunião geral com todos os delegados, para apresentar um balanço das atividades realizadas e prever as atividades para os próximos anos.
Texto e fotografias retirados do site do IF-Sertão.